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domingo, 21 de março de 2010

Alfabetização: Conteúdos e Atividades


Nome das crianças:

O nome constitui uma palavra-texto, com grau de significação ímpar: nele está contida toda a história da criança. É pouco provável que alguma criança, ao contatar com a escrita, não expresse forte desejo de colocar a marca de seu nome em todo espaço possível.

Ora, o não atendimento desse desejo implica em lançar fora um recurso valioso no envolvimento da criança com o código da língua escrita.

- Sugestões de atividades:

  • Exploração dos nomes: leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças;
  • Crachás;
  • Bingo do próprio nome;
  • Folha com todos os nomes para a criança colorir, circular, recortar, colar, etc...;
  • Tesouros dos nomes;
  • Dominó de nomes;
  • Roleta;
  • Etiquetas para materiais das crianças;
  • Chamada no cartaz, etc...

OBS.: Consultar outras fontes que tratam especificamente do trabalho com nomes.

. Apresentação do Alfabeto

A apresentação do alfabeto tem por objetivo visualizar inicialmente as letras para as crianças, a fim de que tenham a possibilidade de brincar, manipular, enfim, adquirir um contato com as tarefas anteriormente à sistematização da fala e da escrita no momento da introdução da primeira fase. Quando se apresenta a primeira frase, os alunos têm maior facilidade em assimilar, pois as letras não lhe serão desconhecidas.

Pode-se, paralelamente, introduzir os algarismos, quando se desenvolver atividades que incluam noções de matemática.

- Sugestões de atividades:

Existem variadas forma de apresentação do alfabeto. Uma delas é através do ABC da XUXA, sinalizando, com exploração do vocabulário;

  • Apresentar as letras do alfabeto acompanhada com o sinal.
  • Montagem do alfabeto da turma, utilizando os nomes dos alunos e completando com palavras significativas de objetos ou animais conhecidos.
  • Bingo de alfabeto:
    • Relação sinal e letra. A professora apresenta a letra e os alunos farão o sinal correspondente ou vice-versa;
    • Identificação da primeira letra das palavras;
    • Atividades variadas com letras iniciais;
    • Trabalhar bingos em nível de visualização de palavras, fazendo relação com outros conteúdos.
  • Ex: ANIMAIS

Trabalhar com rótulos e embalagens, relacionando-os com letras iniciais e finais.

Datas Comemorativas:

- Aproveitar todas as datas comemorativas (cívicas, religiosas, sociais) para trabalhar palavras, se possível, por meio de dramatização.

Ex.: Festa Junina: - O que tem? PIPOCA - BOLO - MÚSICA...

- Escrever estas palavras e fazer a contagem de letras;

- Relacionar letras iniciais e finais;

- Explorá-las em nível de outras atividades;

- Identificar palavras dentro de um contexto;

- Fazer cartazes (gravuras);

- Trabalhar músicas, poesias e textos sobre o tema, identificando estas palavras;

- Organizar cruzadão e cruzadinhas;

- Criar outras atividades.

Destaque das Vogais

- Montagem de um quadro que contenha palavras concretas que começam com vogais.

Ex.: O Óculos A Anel E Escova

- atividades diversas com as vogais;

- cartazes com gravuras;

- recorte de palavras que iniciam com as vogais;

- construção de palavras com fichas ou tirando letras das revistas.

Ex.:

- Não esquecer de trabalhar recepção das vogais em nível de leitura orofacial e dois sinais;

- Emissão das vogais e sua sinalização;

- Confecção de dicionário, iniciando com as vogais.

Introdução de Frases

. Introdução da Primeira Frase:

A - PREPARAÇÃO

- Trabalho corporal em psicomotricidade: corpo como um todo - onde começa e termina;

- Relação com boneco imóvel (tudo o que a professora fizer com o boneco as crianças deverão fazer com o corpo);

- Movimentos com o corpo (exercícios, dança. etc...);

- Confecção de cartazes com títulos:

- Pedir que cada aluno faça (dramatização) alguma coisa com seu corpo, registrar, em frase, e ilustrar com as crianças.

Ex.: MANOEL CORRE.

ROMERO ANDA.

ALINE DANÇA.

MARIA ESCOVA OS DENTES.

TIAGO PULA.

- Introduzir os verbos no imperativo afirmativo e depois no imperativo negativo.

PULE X NÃO PULE;

CORRA X NÃO CORRA;

ANDE X NÃO ANDE; etc.

- Ler com as crianças todas as frases, fazendo sempre as perguntas direcionadoras: quem? o que faz? oralmente, em fichas e com sinais específicos de “quem” e “o que faz”.

Obs: É importante trabalhar inicialmente as estruturas frasais:

1º - Quem? O que faz?

2º - Quem? O que faz? O quê?

- O professor deverá promover jogos e ou/brincadeiras para que os alunos interiorizem o Sintagma Nominal que responde à pergunta: quem?

- Atividades:

  • Cobrir uma criança como saco de papel onde por fora deverá estar escrito: Quem?
  • As crianças deverão então adivinhar QUEM está dentro do saco.
  • Vendar os olhos de uma criança. Em seguida, chamar uma outra criança para que aquela que está com os olhos vendados, através do toque, descubra QUEM a tocou.

B - INTRODUÇÃO DA FRASE:

- Rever todos os movimentos que se pode fazer com o corpo;

- Pedir ao aluno que “pulou” nas atividades anteriores que faça novamente essa ação, para que se possa registrar o que ela faz.

Exemplo:

- Propôr a ilustração da frase pelas crianças;

- Apresentar a frase escrita em uma ficha. Ler com os alunos:

Perguntar:

Dividir a frase:

- Destacar a palavra PULA, explorando-a em diversas situações:

dramatizando: pular corda;

pular amarelinha;

pular com um pé só...

mudando o sujeito da oração.

- Trabalhar com a palavra PULA:

- número de letras;

- letra inicial e final (relação com os pré-nomes, rótulos e objetos);

- confecção no alfabeto de palavras com “P”;

- recorte de gravuras;

- montagem de palavras, tirando letras de revistas:

Ex.:

- Dividir a palavra PULA em sílabas:

- Trabalhar foneticamente o “P” e L”, alternando as vogais;

- Formar outras palavras iniciadas com “P”:

Ex.: PÉ - PAU - PAPAI - PIPA - PÃO - PODE - PÁRA...

- Trabalhar graficamente estas palavras:

· número de letras;

· comparação entre as palavras (o que tem semelhanças e de diferenças);

· cruzadão;

· cartaz;

· exposição de material concreto;

· exercícios de fixação (diversos);

· ditados orais e em língua de sinais.

- Produzir um texto, com os alunos, descrevendo um colega, a fim de localizar a palavra “pula” no contexto.

Ex:

- ler, interpretar e ilustrar o texto com os alunos, de forma coletiva e individualmente;

- Apresentar outros textos, poesias, músicas que contenham palavras com “P”, para leituras incidentais e ampliação de vocabulário. Ex.: Música:

- Ler com as crianças e utilizar a Língua Brasileira de Sinais;

- Interpretar o vocabulário e a idéia do texto;

- Pedir que circulem as palavras que comecem com “P”;

- Relacioná-las fazendo contagens de letras e comparações:

- Realizar atividades diversas: cruzadão, construção de palavras com fichas e letras de revistas, etc...

- Confeccionar o primeiro dicionário de palavras com a letra “P”:

· Com palavras já apresentadas: PÉ - PAU - PIA, etc... que deverão ser cobradas em nível de leitura orofacial e de emissão;

· Com as palavras incidentais que irão enriquecer o vocabulário de palavras com “P” e que deverão ser cobradas em nível de sinalização.

Obs.: Aproveitar as datas comemorativas e os conteúdos de outras áreas e atividades para também trabalhar palavras com “P”.

Ex.: - Dia do trabalhador e profissões:

P: PADEIRO, PEDREIRO, PROFESSOR;

- Higiene:

PENTE, PERFUME, ETC.

O professor deverá estar atento para aproveitar todas as oportunidades a fim de explorar a letra P e criar outras atividades.

- Repetir as orientações anteriores, quando iniciar o estudo com a letra L. O professor retoma a palavra PULA e desenvolve as atividades já formando outras palavras com P e L.

Ex.: LUA - PELÉ - LUPA - etc...

Introdução da Segunda Frase:

- Iniciar o estudo a partir de conteúdo de “ciências”. ANIMAIS

- Utilizar exercícios de psicomotricidade no momento em que o professor estiver trabalhando o conteúdo: locomoção dos animais

· trabalhar a representação corporal. Ex.: “A cobra arrasta. O passarinho voa. O sapo pula. O peixe nada”.

- Confeccionar cartazes:

- Ler e explorar o texto, fazendo sempre as perguntas:

· Quem?

· O que faz

Ex.: Quem arrasta? A cobra faz o que? (ou que a cobra faz?)

- Destacar a frase e dramatizá-la.

O QUE FAZ?

- Ilustrar a frase coletiva e individualmente.

- Destacar a palavra SAPO, explorando, utilizando, por exemplo, ma miniatura de sapo.

Ex.: Quem já viu um sapo? - Como ele é? etc...

- Realizar a exploração gráfica da palavra :

· Número de letras;

· Letras já conhecidas = A - P - O;

· Letras iniciais S

· Trabalho fonético do ponto de articulação e junção com outras vogais: SAS - SO - SE - SU - SI;..

· Relação com pré-nomes e rótulos da sala;

· Formação de outras palavras: saia - sala - sapo - sai;

· Exercícios com estas palavras;

· Ditado oral e em sinais:

· Produção de texto com identificação de palavras com S;

· Confecção de cartazes;

· Vocabulário de palavras concretas com S;

· Cruzadão, bingo, dominós;

· Música e poesias para destacar palavras com S;

· Outros conteúdos e datas comemorativas para trabalhar palavras com S;

· Dicionário: palavras sistematizadas e incidentais: Ex.:

o Sistematizadas: SAIA - SALA - SAPO

o Incidentais: SABONETE - SAPATEIRO, etc.

Introdução da terceira frase:

- Introduzir a frase a partir do conteúdo ;

- Apresentar filmes alusivos ao tema (interpretação, dramatização, ilustração);

- Apresentar estórias sobre higiene (interpretação, dramatização, ilustração);

- Trabalhar, na “vendinha”, os objetos utilizados para higiene corporal e ambiental;

- Fazer cartazes com rótulos:

- Trabalhar músicas ou poesias;

- Fazer relação de palavras, de objetos, que usamos para higiene do corpo e do ambiente

- CORPO

sabonete

escova

pente

cotonete

creme dental

toalha

etc.

- AMBIENTE

sabão

detergente

desinfetante

cera

álcool

vassoura

etc.

- Explorar as palavras, mostrando-as no concreto.

- - Conversar, novamente, sobre o que devemos fazer com a nossa casa, roupas e brinquedos: LAVAR.

  • Explorar a palavra “lava”, utilizando a Língua Brasileira de Sinais e proporcionando sua significação.

- O que podemos lavar?

- O que você lava em casa?

  • Registrar as respostas dos alunos:

- Moisés lava os sapatos.

- Ana Cláudia lava a saia.
- Rebeca lava as panelas.

- Jean lava o tênis.

- Fabiana lava os cabelos.

  • Ler e interpretar através das perguntas:

- QUEM? - O QUE FAZ? - O QUÊ?

- Formatar a estrutura: SUJEITO - VERBO - COMPLEMENTO

  • Apresentar alguns briquedos “sujos” para as alunos.
  • Perguntar se está certo, deixar os brinquedos sujos. Explorar cada um.
    • O que temos a fazer? LAVAR;
    • Solicitar que os alunos lavem os brinquedos;
    • Perguntar o que é necessário para se lavar alguma coisa: água, sabão.

- Apresentar, no momento em que uma aluna estiver lavando a boneca, a seguinte frase:

- Ler a frase e propôr sua ilustração, individual e coletiva;

- Dividir a frase em partes, com a utilização das perguntas direcionadoras:

- QUEM? O QUE FAZ? O QUÊ?

- Trocar o sujeito ou o objeto da frase:

  • Montar a frase novamente;
  • Destacar a palavra LAVA:
  • Trabalhar a letra inicial e a final:
  • Trabalhar número de letras e verificar quais as letras são necessárias: L A V A;
  • Relembrar palavras que iniciem com L;
  • Dividir em sílabas: LA - VA;
  • Destacar a segunda sílaba: VA;
  • Apresentar a letra V (sinal, ponto de articulação), relação com nomes e rótulos;
  • Realizar a junção do V com outras vogais;
  • Organizar a formatação de palavras sistematizadas:
  • VELA - VIOLÃO - VOVÓ -OVO - UVA - LUVA - LEVA - VAI - VIOU - VÊ, ETC.

- Organizar:

  • atividades diversas para fixação: cruzadão, bingo...
  • ditado, dessas palavras, de forma oral e em sinais;
  • estruturação de frases com essas palavras;
  • montagem de texto com essas palavras;
  • cartazes com palavras iniciadas com V;
  • construção de palavras com letras tiradas de jornais ou revistas;
  • músicas;
  • relação com outros conteúdos e datas comemorativas.
    • Apresentar as palavras com a acentuação correta.
    • Destacar os sinais gráficos da acentuação.

Obs.: Pelo que o professor pôde observar a apresentação de cada frase provoca vários exercícios enriquecedores. Cabe agora a cada professor criar, com seus alunos, a “estória” que proporcionará a apresentação das próprias frases, e das próximas etapas e assim sucessivamente.

"O GESTO É SIGNO VISUAL INICIAL QUE CONTÉM A FUTURA ESCRITA DA CRIANÇA. ASSIM COMO UMA SEMENTE CONTÉM UM FUTURO CARVALHO, OS GESTOS SÃO A ESCRITA NO AR.”

(VYGOTSKY)

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